Home › Projetos › Teatro

Teatro

Teatro

Teatro é uma arte em que um ator, ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades, com auxílio de dramaturgos, diretores e técnicos, que têm como objetivo apresentar uma situação e despertar sentimentos no público. É também o termo usado para o local onde há jogos, espectáculos dramáticos, reuniões, apresentações, etc.

De acordo com a Enciclopédia Britânica (ou Encyclopædia Britannica), a palavra teatro deriva do grego theaomai (θεάομαι) - olhar com atenção, perceber e contemplar. Existem várias teorias sobre a origem do teatro. Segundo Brockett, nenhuma delas pode ser comprovada, pois existem poucas evidências e mais especulações.

O teatro no Brasil surgiu no século XVI, tendo como motivo a propagação da fé religiosa. Dentre uns poucos autores, destacou-se o padre José de Anchieta, que escreveu alguns atos (antiga composição teatral) que visavam a catequização dos indígenas, bem como a integração entre portugueses, índios e espanhóis.

O município de Jequitinhonha, com seu grande potencial de desenvolvimento, ainda apresenta desafios em relação à inserção de jovens nas artes, na oportunidade de capacitação e primeiro emprego. E para jovens, tidos como sonhadores e preocupados com seu futuro, a arte faz toda a diferença pois possibilita interação, conhecimentos e uma participação cidadã na sociedade.

Foi neste intuito que surgiu a ideia de criar o grupo de teatro no Conacreje. Desde o início do projeto com teatro, notou-se uma grande mudança na vida dos jovens atendidos. São jovens conscientizados sobre seu papel na sociedade, que participam da vida do Conacreje e outros eventos importantes no município. O Teatro tem sido muito importante na vida dos jovens, pois através dele vários jovens tem tido melhorias tanto físicas como emocionais. A autoestima melhorou, muitos que encontravam-se passando por momentos depressivos melhoraram por meio da socialização promovida pelo teatro e interação na Organização. Assim, é notório a transformação na vida dos jovens a partir da inserção social por meio do grupo de teatro Duplart.

HISTÓRICO

O grupo de Teatro Duplart surgiu inspirado por educadores que participaram do Festivale e se sentiram instigados em construir algo no Conacreje junto com a juventude.

Iniciou-se no ano de 2010 e ficou ativo até 2014. Em 2015 ficou sem atividades mas em 2016 retoma com a sua terceira formação composta por jovens a partir dos 13 anos. No Conacreje o Teatro é realizado com os jovens de 13 a 24 anos nas quartas, quintas e sextas-feiras.

O grupo tem o objetivo de educar, informar e transformar a realidade socioeducacional e cultural por meio da arte e do teatro. 

Ao longo de sua história, tem trabalhado temas transversais e culturais, relevantes e que se tornaram característica marcante do grupo. Críticas sobre o racismo, machismo, homofobia são temas que perpassam a formação do grupo. Assim, consegue contemplar em seu processo formativo uma pluralidade cultural e uma educação que forma para cidadania e transformação social.

A Noiva Assassina, Salvando o Natal, A dor que sinto, nas versões homofobia, machismo e racismo, Pavão Misterioso, são algumas das peças do currículo do grupo.

Construímos, ainda, esquetes tais como: não destrua a minha infância, Araceli, Life House  manicômio, Amarelo, que tratam assuntos como proteção infantil, cuidado ao próximo, prevenção às drogas e ao suicídio.

CURRÍCULO

Com o objetivo educativo e formativo, o Duplart já construiu peças como:

  • Não destrua a minha infância (sobre o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes);

  • A dor que sinto (nas versões machismo, racismo e homofobia);

Também trabalha com peças culturais que tem como foco resgatar e preservar a cultura e o imaginário popular, como:

  • João fí do cão (dimensão cultural e ambiental)

  • A noiva Assassina (dimensão cultural e de gênero, responsabilidade afetiva)

  • A história do bicho (dimensão cultural, lenda)

  • O encanto do boto (dimensão cultural, lenda). 

 E esquetes virtuais como:

  • Amigo (referente ao setembro amarelo)

  • O Canoeiro e a Lavadeira (dimensão cultural, lenda)

  • Curta - João Fí do Cão (dimensão cultural e ambiental).

O grupo se apresenta em escolas, praças públicas, na própria organização e também trabalha com o empreendedorismo onde se vende ingressos e a renda é revertida em materiais para atuação do grupo.

Ajude a transformar o futuro de crianças e famílias!

Faça uma doação Apadrinhe uma criança

Acompanhe nosso trabalho pelas redes sociais

Endereço

R. Floriano Peixoto, 455, Jequitinhonha - MG, 39960-000

Telefone
(33) 3741-1596
Contato

coordenacao@conacreje.org

© 2021 Conacreje