Home › Projetos › Olhares em Foco

Olhares em Foco

Olhares em Foco

O projeto Olhares em Foco utiliza a fotografia como um instrumento estratégico e precioso, possibilitando aos adolescentes a oportunidade de discernir as suas representações visuais a partir das suas experiências sensoriais.

O envolvimento dos participantes em uma proposta participativa passa a ser uma estratégia de desconstrução das disparidades de estatuto e de poder existentes entre adolescentes e adultos.

Os envolvidos criam significados e histórias visuais sobre as suas próprias vidas, onde a fotografia fornece a oportunidade de acessarem a distintas realidades, perspectivas, comunicar e sensibilizar os jovens participantes para as questões sociais que os rodeiam.

O conceito de “Fotografia Participativa” vem sendo trabalhado por diversas entidades no mundo. E, embora a fotografia seja uma atividade participativa por natureza, a “Fotografia Participativa” objetiva utilizar a linguagem fotográfica como uma ferramenta para promover a “voz” de pessoas e grupos, capacitando-os com habilidades para documentar e divulgar suas próprias ideias e percepções sobre o mundo.

O relativo baixo custo do projeto Olhares em Foco e facilidade de divulgação das fotografias possibilitam compartilhar e potencializar os diálogos, facilitando que as discussões sobre os recursos, necessidades e problemáticas comunitárias ultrapassem as barreiras culturais e linguísticas de cada contexto.

O objetivo do projeto Olhares em foco não é formar fotógrafos, tampouco ser um curso de fotografia. A imagem fotográfica é apenas uma ferramenta que despoleta diálogos e formas de expressão, valorizando as vivências de cada participante.

Ao facilitar uma oficina com adolescentes, estes terão a oportunidade de identificar, representar e reforçar os recursos das suas comunidades através de técnicas e representações fotográficas. Ao mesmo tempo em que é dada a devida prioridade às suas preocupações e inquietações, descobrindo de forma coletiva soluções para uma transformação social estruturada.

O PhotoVoice é a base metodológica do projeto Olhares em Foco onde a imagem é usada para orientar as discussões e estimular os adolescentes participantes a refletirem sobre suas próprias condições de vida, mas também no sentido de partilhar as suas experiências pessoais. Com base na fotografia participativa, o projeto Olhares em Foco fundamenta que os retratos fotográficos da comunidade devem ser gerados por indivíduos conhecedores de suas realidades.

As discussões entre o grupo acerca das imagens produzidas facilitam e encorajam os envolvidos a analisar criticamente e coletivamente as condições sociais que contribuem e prejudicam seu desenvolvimento pessoal e o bem-estar comunitário. O que diferencia é que a câmera fotográfica está nas mãos de membros da comunidade, em vez de na posse de pessoas externas à realidade local.

A proposta apresentada pelo Olhares em Foco proporciona uma oportunidade para os jovens ganharem novas perspectivas sobre questões associadas à cultura, normas comunitárias, comportamentos, estrutura social e desejos na mesma conjuntura em que são incentivados a desenvolver uma compreensão de si próprios, das suas relações de amizade, das relações familiares e com a sua comunidade. Desta forma, eles têm a possibilidade de defender suas preocupações através da sua voz, representada nos olhares, e suas experiências. Pelo registro das imagens, debatem sobre direitos, aspectos da cidadania e a identidade cultural dos contextos em que vivem.

No Conacreje, o projeto Olhares em Foco atende adolescentes de 12 a 15 anos, tanto na área urbana (sede e Polo de Atendimento no Bairro Alvorada) quanto na área rural da Comunidade Estiva.

Referências

https://pt.slideshare.net/danielmeirinho/manual-olhares-em-foco.



 

Ajude a transformar o futuro de crianças e famílias!

Faça uma doação Apadrinhe uma criança

Acompanhe nosso trabalho pelas redes sociais

Endereço

R. Floriano Peixoto, 455, Jequitinhonha - MG, 39960-000

Telefone
(33) 3741-1596
Contato

coordenacao@conacreje.org

© 2021 Conacreje