Home › Notícias › Funcionamento do VCP no Conacreje

Funcionamento do VCP no Conacreje

Por , 15 Apr 21  -  Sem categoria

O que é o VCP?

O VCP (Vínculo Criança-Padrinho) é o setor da Organização Conacreje responsável por todos os processos de apadrinhamento, desde a inscrição até o desligamento da criança e também por toda interação e assistência à família inscrita.

O educador social é o profissional responsável por realizar, no Conacreje, o planejamento e gestão dos processos educativos e rotinas administrativas envolvidas no apadrinhamento. É o educador social que interage ao mesmo tempo com a família/criança apadrinhada e com o escritório do ChildFund Brasil, assegurando o cumprimento dos prazos, políticas e diretrizes estabelecidas.

O que é o Sistema de apadrinhamento?

O sistema de apadrinhamento é um sistema criado e gerenciado pelo ChilFund, no Brasil e nos demais países de atuação do ChildFund. Ele é responsável por captar padrinhos e estabelecer a conexão entre o padrinho e a criança escolhida por ele em cada Organização Social Parceira.

Quem é o padrinho?

O padrinho é um doador (pessoa física ou jurídica) que realiza contribuições mensais para o desenvolvimento de programas sociais nas comunidades de atuação do ChildFund Brasil.

Ele pode ser brasileiro ou estrangeiro e ter um ou mais afilhados conforme seu número de apadrinhamentos e contribuições. Além de suas mensalidades, o padrinho ainda pode enviar presentes em dinheiro, trocar correspondências e visitar seu afilhado com o agendamento e supervisão do ChildFund Brasil e Organização parceira.

Todo contato e relacionamento com o padrinho acontece através dos escritórios do ChildFund no Brasil e não diretamente com a Organização Social Parceira local ou família/criança assistida.

Como funciona o Sistema de apadrinhamento?

O apadrinhamento se dá a partir de uma sequência de interações entre a criança/família, a Organização Social Parceira, o ChildFund Brasil e o padrinho.

As etapas são as seguintes:

  • A criança é inscrita na Organização Social Parceira, no caso o Conacreje, conveniada ao ChildFund Brasil desde que se enquadre nos critérios de elegibilidade estabelecidos.

  • Os dados da criança são enviados ao escritório do ChildFund Brasil e ela é inserida no sistema de apadrinhamento.

  • Ao receber um padrinho, a criança e sua família participam dos programas e benefícios oferecidos pelo Conacreje.

Um dos principais diferenciais do sistema de apadrinhamento é o contato próximo e pessoal entre as crianças e seus padrinhos. Este relacionamento pode acontecer através da troca regular ou esporádica de correspondências e presentes, ou através de visitas e encontros programados, conforme desejo do padrinho. Independente do formato, existem políticas e regras que garantem a segurança, privacidade e bem-estar de todas as partes envolvidas, para que o resultado dessas atividades seja sempre o mais proveitoso e positivo possível. Dessa forma, podemos garantir um relacionamento saudável e duradouro entre criança/família e padrinho.

(Manual de Apadrinhamento - 1ª Edição – Janeiro 2015 Copyright 2015 por ChildFund Brasil).

Compartilhe nas redes sociais

Notícias relacionadas

Ajude a transformar o futuro de crianças e famílias!

Faça uma doação Apadrinhe uma criança

Acompanhe nosso trabalho pelas redes sociais

Endereço

R. Floriano Peixoto, 455, Jequitinhonha - MG, 39960-000

Telefone
(33) 3741-1596
Contato

coordenacao@conacreje.org

© 2021 Conacreje