Home › Projetos › Gold – Grupo de Oportunidade Local e Desenvolvimento

Gold – Grupo de Oportunidade Local e Desenvolvimento

Gold – Grupo de Oportunidade Local e Desenvolvimento

Também voltada para a educação social e financeira, essa tecnologia social visa fortalecer ações para melhorias locais e de desenvolvimento da comunidade, buscando soluções para superar a pobreza por meio da solidariedade, trocas de experiências e mobilização social.

É comum nesse trabalho, por exemplo, surgirem incentivos para poupar recursos de forma coletiva e a realização de pequenos empréstimos a partir dessas poupanças. Com simples mudanças de hábitos, desperta nos participantes o desejo de tornar seus sonhos realidade.

É uma metodologia que segue o mesmo foco do Aflatoun e do Aflateen (trabalhar com educação social financeira). Costuma-se dizer, como exemplo, que o “Aflatoun é o filho mais novo, o Aflateen adolescente e o Gold, pai e a mãe”. O Gold é trabalhado com os responsáveis pelas crianças, adolescentes e jovens atendidos na Organização, e o objetivo principal é fazer que famílias gerem sua renda complementar, e que possam discutir assuntos do dia a dia.

A maioria dos grupos são formados por mulheres, e funcionam da seguinte forma:

  • Inicialmente é convocada uma reunião com os responsáveis onde é apresentada a proposta;

  • Com as pessoas que se interessam é formado o grupo que pode ter entre 10 a 20 pessoas;

  • O próximo passo é fazer a eleição da diretoria (presidente, secretário e guardiões da chave);

  • A (o) presidente que dá as boas vindas e inicia a reunião;

  • A (o) secretária (a) registra tudo que foi dito e compartilhado na ata;

  • E as(os) guardiãs (ões) da caixa  funciona da seguinte forma: tem uma caixa onde  os participantes vão guardar suas poupanças, e essa caixa tem 3 cadeados de forma que só pode ser aberta na presença de todos. A transparência é uma das metas e regras do grupo.

Na organização Conacreje já foram formados vários grupos compostos por mulheres, as quais vêm realizando diversas ações como feijoada, feijão tropeiro e colônia de férias para arrecadar fundos. 

Em um contexto de falta de oportunidade e as dificuldades de acesso ao mercado de trabalho, a busca por alternativas de geração de renda é uma constante. E muitas vezes, as mães não têm com quem deixar os seus filhos e isso também limita a participação das mulheres em algumas atividades que demandem a presença em tempo integral.

Tais fatos configuram a relevância dessas metodologias educativas desenvolvidas no território. De forma adicional e não menos importante, todas as atividades citadas permitem o fortalecimento de vínculos das crianças, jovens e mulheres juntos aos amigos e familiares.

Ajude a transformar o futuro de crianças e famílias!

Faça uma doação Apadrinhe uma criança

Acompanhe nosso trabalho pelas redes sociais

Endereço

R. Floriano Peixoto, 455, Jequitinhonha - MG, 39960-000

Telefone
(33) 3741-1596
Contato

coordenacao@conacreje.org

© 2021 Conacreje