Home › Projetos › Esporte

Esporte

Esporte

Programa Taekwondo

A origem do Taekwondo ou Taekwon-do vem da Coreia e significa literalmente: “O caminho da ação dos pés e das mãos”. Seu propósito é a autodefesa, treinando o corpo e a mente. O Taekwon-do possui princípios, deveres, filosofia e uma cultura moral baseados no respeito, com o objetivo de construir um lugar para todos. Suas técnicas são baseadas em princípios científicos, por isso se pode dizer que o Taekwondo é arte, ciência e esporte.

Taekwon-do é uma arte marcial que foi criada pelo general sul-coreano Choi Hong Hi, em 11 de abril de 1955. Nas Olimpíadas de Seul (1988) o Taekwon-do tornou-se um esporte olímpico de exibição. Nos Jogos Olímpicos de Sydney (Austrália), em 2000, tornou-se um esporte olímpico oficial. O Taekwondo chegou ao Brasil em 1970, em São Paulo, por meio do grão-mestre Sang Min Cho. 

Fonte: 

https://cladeartesmarciais.com/      

https://www.suapesquisa.com/.

Os cinco princípios do Taekwondo são:

• Cortesia

• Integridade

• Perseverança

• Autocontrole

• Espírito Indomável

Como se pode observar, o Taekwondo não só abrange ao treinamento físico, mas também o aspecto intelectual, moral e na sua qualidade de exercício é conveniente para crianças, adolescentes e adultos de ambos sexos.

BASE DO TAEKWON-DO: DISCIPLINA

CUMPRIMENTO – No Taekwon-do, como em toda arte oriental, maior parte da atenção é voltada para a disciplina. Daí a importância do modo de cumprimentar professores e colegas.

SAUDAÇÃO – O cumprimento normal é a inclinação do corpo num ângulo aproximado de 45 graus, em sinal de respeito. Aquele que saúda diz “Taekwon” e o outro responde da mesma forma.

SAUDAÇÃO À BANDEIRA – No Taekwon-do, ao se dar início a qualquer aula ou competição esportiva, todos saúdam as bandeiras da Coreia e do Brasil como saudação de sentido. Levando-se a mão direita ao lado esquerdo do peito, dirigindo o olhar às bandeiras.

UNIFORME/DO-BOK – É muito importante mantê-lo sempre apresentável, sendo proibido colocar sobre ele qualquer inscrição ou emblema sem aprovação do KIO-SAN-NIN (professor). O Taekwondista não pode fumar nem tomar bebida alcoólica quando estiver utilizando o DO-BOK.

Na Organização CONACREJE, O Taekwondo teve início em 2011, atendendo desde então a muitas crianças e adolescentes da OSC e da comunidade. As atividades são realizadas nos espaços do Conacreje na SEDE, situada no bairro São José, no Polo de atendimento no Bairro Alvorada e nas comunidades rurais Estiva e São Pedro do Jequitinhonha.

O público atingido atualmente pela metodologia é de aproximadamente 100 crianças e adolescentes com idade entre 7 a 18 anos, nas áreas rurais e urbanas. A metodologia Taekwondo conta atualmente com a parceria do Programa AI6% Cemig para a realização das atividades. Outra parceria relevante é com a Ong Luta pela Paz com sede no Rio de Janeiro. A metodologia Luta pela Paz foca em adolescentes e jovens que vivem em situação de risco social. Atua em pilares como as artes marciais, educação, acesso ao trabalho, suporte social e liderança juvenil, possibilitando o desenvolvimento pessoal e integral destes. Essa metodologia é desenvolvida junto aos alunos do Taekwondo.

As crianças e adolescentes que praticam Taekwondo obterão benefícios tais como:

• Conhecimento e domínio das mais variadas e efetivas técnicas de defesa pessoal;

• Desenvolvimento da destreza física e da flexibilidade;

• Bem estar físico geral;

• Descarga da agressividade gerada pelo estresse cotidiano, de maneira controlada;

• Desenvolvimento da concentração, da coordenação motora e dos reflexos;

• Aumento da autoestima e da capacidade da autossuperação;

• Desenvolvimento da autodisciplina, o respeito e o sentido de responsabilidade.

Programa Esporte Futsal

No Conacreje as atividades do Futsal se destacam como elementos de integração social, troca de conhecimentos, ampliação das possibilidades de convivência e instrumento educacional capazes de reduzir o comportamento antissocial, prevenindo a violência por meio de regras e normas de conduta estabelecidas para garantir a convivência.

O futsal está sendo trabalhado como grande fator de transformação na vida das crianças e adolescentes das comunidades assistidas pela instituição Conacreje, atendendo cerca de 200 crianças, adolescentes e jovens, mensalmente.

Busca-se não apenas a cultura corporal da prática e rendimento físico, mas também o entendimento de resgatar valores humanos, como: amizade, cooperação, solidariedade e respeito.

Objetiva-se construir regras, normas, atitudes positivas, ampliar as oportunidades de desenvolvimento cognitivo e socioafetivo e também a formação de cidadãos críticos, participativos e cientes de seu papel na sociedade, visando a torna-la mais justa e democrática.

Referências

JUNIOR, Adriano José Rosseto [et al]. Jogos educativos: estrutura e organização da prática. São Paulo: Phorte, 2008.

Sites: 

https://cladeartesmarciais.com/      

https://www.suapesquisa.com/.

Ajude a transformar o futuro de crianças e famílias!

Faça uma doação Apadrinhe uma criança

Acompanhe nosso trabalho pelas redes sociais

Endereço

R. Floriano Peixoto, 455, Jequitinhonha - MG, 39960-000

Telefone
(33) 3741-1596
Contato

coordenacao@conacreje.org

© 2021 Conacreje