Home › Projetos › Claves

Claves

Claves

O CLAVES  é um programa que visa reunir metodologias e ferramentas para definir e desenvolver estratégias de intervenção preventiva dos maus tratos e da violência sexual na infância e na adolescência.

Busca a promoção do fortalecimento das crianças e dos adolescentes ligados a diversas organizações para enfrentar situações de maus tratos, violência sexual ou outros, nas quais seus direitos sejam desrespeitados, e impedir as situações de abuso, interrompendo-as ou minimizando as consequências das que já ocorreram.

Atua na promoção do papel protetor dos adultos na sociedade, trabalha em rede com vistas a enriquecer as experiências de diversos grupos, bem como a incidir nas políticas sociais em favor da infância e da adolescência, trabalha a reflexão bíblica e teológica em torno do assunto como ferramentas espirituais para a construção do reconhecimento da dignidade humana.

Atualmente o CLAVES intervém na problemática dos maus tratos e da violência em diferentes âmbitos: institucional, familiar e comunitário, procurando uma ação com a saúde integral e com a vida plena das crianças, adolescentes e jovens.

A sensibilização e difusão da problemática em instituições e organizações comunitárias, (igrejas, escola, ONG’s, dentre outras.)  promove uma reflexão interna que determina a tomada da consciência a respeito da influência desse problema na sociedade.

Define-se como maus tratos contra crianças e adolescentes: ações, omissões ou tratamento negligente, não acidental, que privem uma pessoa menor de 18 anos de seus direitos e bem estar, que coloquem em perigo ou interfiram em seu adequado desenvolvimento físico, psíquico, moral e social, e cujos autores podem ser pessoas, instituições ou a própria sociedade,  em relação a responsabilidade, confiança e poder.

Os maus tratos são uma força em operação que se opõe a normalidade e a justiça e que causa dano real ou potencial, manifestando-se por meio de diversas modalidades. Essa força pode não apenas causar danos por si própria, mas também por impedir alguém de seguir seu curso, aqui entendido com o desenvolvimento normal, que deveria culminar na maturidade plena.

A OMS (Organização Mundial de Saúde), afirma que 40 milhões de menores de 14 anos sofrem algum tipo de maus tratos e requerem atenção médica e social. Estudos realizados em diversos continentes mostram que 22% das mulheres e 15% dos homens relatam já ter vivido algum episódio de violência sexual, em suas diferentes modalidades antes dos 17 anos de idade.

O grande papel do Claves é ter uma atenção direta a crianças, adolescentes e famílias em situações de maus tratos, buscando prevenir e combater qualquer tipo de violação de direitos. 

Neste contexto, o Conacreje desenvolve a metodologia Claves desde 2015 e atende um público de 30 crianças, mensalmente. O programa Claves é desenvolvido através da instituição Conacreje  em parceria com a rede municipal de educação de Jequitinhonha com vistas a prevenir, ensinar e proteger, sobre todos os tipos de maus tratos e abusos sexuais contra crianças e adolescentes, através de formas lúdicas, brincadeiras, materiais e ferramentas pedagógicas. A metodologia aplicada é desenvolvida no período de 03 meses, com grupos de 15 a 20 crianças, com idade entre 7 a 15 anos.

Os resultados vêm se mostrando positivos, pois as crianças aprendem muito sobre seu corpo, sobre como ele é importante, como deve ser cuidado, respeitado e protegido. Aprender brincando torna essa temática mais leve, para enfrentar situações difíceis.

Referências:

GORGAL, Alicia Casas; GOYET, Maria Eugenia. Brincando nos fortalecemos: oficinas para enfrentar situações difíceis. Tradução: Beatriz C. Corrêa da Silva e Cristina Pilon Schultz. Curitiba: Editora Esperança, 2016.

Sites:

https://www.gov.br/mdh/pt-br/centrais-de-conteudo/crianca-e-adolescente/violencia-contra-criancas-e-adolescentes-analise-de-cenarios-e-propostas-de-politicas-publicas-2.pdf.

Ajude a transformar o futuro de crianças e famílias!

Faça uma doação Apadrinhe uma criança

Acompanhe nosso trabalho pelas redes sociais

Endereço

R. Floriano Peixoto, 455, Jequitinhonha - MG, 39960-000

Telefone
(33) 3741-1596
Contato

coordenacao@conacreje.org

© 2021 Conacreje