Home › Projetos › Casinha de Cultura

Casinha de Cultura

Casinha de Cultura

A proposta está embasada em dois eixos: Identidade Cultural e Cultura da Criança, e tem como objetivo principal promover e fortalecer as referências culturais, criando um espaço de convivência onde crianças, adolescentes, jovens e adultos encontrem estímulo e condições para desenvolver a própria cultura, dialogando com novas tecnologias. Isso por meio da:

  • Promoção da cultura local, fomentando processos que garantam o direito à identidade e à diversidade cultural;
  • Investimento na participação comunitária, oportunizando o desenvolvimento local;
  • E, principalmente, na promoção de ações que possibilitem o desenvolvimento da criança na família e na comunidade.

Identidade Cultural

A cultura de um povo, como cada comunidade expressa o seu cantar, dançar, cozinhar, falar e o brincar. É no reconhecer e no valorizar da sua própria cultura que o trabalho coletivo, que busca a melhoria e transformação da comunidade, se fortalece.

Cuidado da Criança

Consideramos como Cultura da Criança o conjunto dos brinquedos, brincadeiras, histórias e cantigas que as próprias crianças inventam, elegem e recriam no seu convívio do dia a dia e em liberdade. A partir da recriação a criança vai se descobrindo e desenvolvendo sua relação com o mundo. Nos brinquedos iremos encontrar as várias etapas necessárias ao desenvolvimento motor, social, do raciocínio e da sensibilidade do “Ser Humano”.

Público

Crianças, adolescentes, jovens e adultos em comunidades rurais e urbanas.

O bom desenvolvimento do programa está necessariamente vinculado ao grau de compreensão que a equipe e comunidade apresentam sobre seus princípios, conceitos e práticas. Sendo fundamental o desenvolvimento e participação da comunidade em todas as etapas do programa.

Para que a tecnologia social Casinha de Cultura possa acontecer de forma consistente e transformadora é necessário que as equipes das organizações parceiras conheçam a cultura característica de cada comunidade. Para isso, é importante realizar pesquisas frequentes com os moradores para descobrir os saberes de cada família.

As Casinhas de Cultura podem ter diferentes formatos. Elas podem ter um espaço físico definido e estar instaladas nas comunidades rurais e urbanas. E podem ser itinerantes e atender a diversas comunidades ou existir como suporte essencial às demais atividades e tecnologias desenvolvidas pela Organização.

Os princípios essenciais da Tecnologia Casinha de Cultura podem ser associados a todas as ações desenvolvidas pelas organizações parceiras do Child Fund Brasil. As oficinas culturais e as demais tecnologias sociais aplicadas pela Organização podem ter os movimentos da infância e a identidade cultural como eixos transversais de todas as ações. Dessa maneira, pode haver uma identidade entre ações, potencializando as tecnologias e beneficiando as comunidades e as organizações. No Conacreje, a Casinha de Cultura atende um público direto de aproximadamente 200 pessoas, mensalmente. Em seu desenvolvimento, busca desenvolver e fortalecer a cultura local, envolvendo famílias e parceiros. Um dos resultados mais importantes dessa ação é criar ou mesmo fortalecer o orgulho e valorização de sua origem.

Referências

Fundo Cristão para Crianças. Casinha de Cultura: um espaço de encontro e convivência. Belo Horizonte: Fundo Cristão para Crianças, 2010.

ChildFund Brasil. Casinha de Cultura: um espaço de encontro e convivência para a família. Belo Horizonte: ChildFund Brasil, 2018.

Ajude a transformar o futuro de crianças e famílias!

Faça uma doação Apadrinhe uma criança

Acompanhe nosso trabalho pelas redes sociais

Endereço

R. Floriano Peixoto, 455, Jequitinhonha - MG, 39960-000

Telefone
(33) 3741-1596
Contato

coordenacao@conacreje.org

© 2021 Conacreje